Como identificar possíveis sinais de fraude
Transações seguras são fundamentais para manter a confiança do cliente, proteger seu negócio e evitar prejuízos financeiros. Adotar boas práticas de segurança e estar atento aos sinais de comportamento suspeito pode ajudar a minimizar o risco de chargeback por motivo de fraude.
A perda financeira decorrente de chargeback por fraude ocorre quando o titular legítimo do cartão não reconhece a cobrança, pois a transação foi realizada por terceiros sem sua autorização. Isso pode acontecer quando as informações do cartão são obtidas de forma ilegal, e a utilização dessas informações em ambientes online torna mais fácil para os fraudadores realizarem transações ilícitas.
A Olist apresenta algumas práticas que ajudam a minimizar o risco de fraude e garantem que a transação seja segura para ambas as partes.
Fique atento a alguns sinais que podem indicar comportamento fraudulento:
- Informações inconsistentes e contraditórias durante a negociação; Exemplo: o cartão apresentado pertence ao comprador?
- Informações fornecidas parecem falsas ou insuficientes. Dados como nome, endereço, telefone ou documentos são vagos, incompletos ou parecem artificiais, dificultando a verificação da identidade do comprador;
- Urgência excessiva e pressão para fechar a venda rapidamente ou para que o produto seja entregue ou retirado rapidamente;
- Pedido para usar uma conta ou endereço diferente do informado inicialmente;
- Solicita que o pagamento seja feito em nome de outra pessoa (exceto em casos de representante comercial ou financeiro)
- Solicitar condições especiais como o envio do produto antes da confirmação de pagamento ou;
- Aceitar o valor menor do combinado pedindo para realizar pagamento por outro meio;
- Oferecer pagar mais que o valor do item e solicitar que o valor extra seja transferido para outra conta;
- Mensagem muito genérica ou com erros gramaticais de frase que parecem copiadas e coladas;
Desconfie e verifique
Sempre que algo parecer suspeito, tente confirmar os dados do comprador de forma mais detalhada ou não siga com a venda.
Evite pressionar para fechar a venda rapidamente: Um comprador genuíno entenderá a necessidade de proceder de forma segura e adequada.
Certifique-se de que todos os aspectos da negociação estão claros e adequados antes de concluir a transação.
Lembre-se: proteja seu negócio e seus clientes, garantindo que cada transação seja realizada com segurança.