Central de Ajuda Ir para o site da Olist Meus chamados

Hub da Olist: o que é, como funciona e como instalar

O que é e como funciona

O Hub da Olist é uma plataforma criada para simplificar e centralizar a gestão das suas vendas em diversos marketplaces. Ela opera de forma 100% sincronizada com o seu ERP.

Pré-requisitos

  • Disponível para todos os planos da Olist.

Recurso disponíveis

Sincronização automática de anúncios

Integrado com a a Lis - IA

Experiência simplificada

Integração direta via API (em breve)

Importante:

  • Ainda não contempla o multiempresas.
  • Inicialmente está disponível para clientes selecionados.
 
 

Como instalar o Hub da Olist no ERP

  1. No menu lateral esquerdo acesse: início > Integrações.
  2. Clique em adicionar integração no canto superior direito.
  3. Pesquise por HUB da Olist.
  4. Clique em instalar.
  5. Em Autenticação, clique em conectar com HUB da Olist.
  6. O Hub fará a autenticação com o login da sua conta do ERP.

Pronto! O Hub da Olist já está instalado na sua conta do ERP.

 

Como configurar a plataforma 

No menu lateral esquerdo acesse: início > Integrações. Busque por HUB da Olist. Com a integração conectada, realize as configurações necessárias, seguindo os passos abaixo, de acordo com as abas da página de configuração. 


 

Canais de Venda

Para que a integração funcione corretamente, é necessário adicionar o canal de venda nas configurações do Hub.

  • Se você utiliza o Mercado Livre, adicione o canal Mercado Livre.
  • Se utiliza o Mercado Livre Fulfillment, adicione também o Mercado Livre Fulfillment.
  • Se tiver o Temu, inclua o canal Temu nas configurações.

Dica: adicionar todos os canais que você utiliza garante que as informações de pedidos e envios sejam sincronizadas corretamente no Hub.

 

Produtos

Regras de Estoque

  1. Atualizar estoque na loja virtual a partir do ERP: define, a forma de atualização dos estoques na plataforma:
    • Não atualizar: nenhum produto vai ter o estoque atualizado.
    • Enviar saldo físico: envia o estoque total dos produtos, sem considerar a reserva de estoque.
    • Enviar saldo disponível: envia somente o estoque disponível, pois considera a reserva de estoque.
  2. Depósito a ser considerado na integração: define qual o depósito vai ser considerado para as ações de importar pedido, importar produtos e enviar estoque, ou seja, toda movimentação de produtos vai ser atribuída a este depósito padrão.
    • O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão de depósitos de estoque instalada.
  3. Estoque de segurança: informe a quantidade de itens no estoque de segurança. Desta forma, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de itens enviada para a plataforma vai ser zero.

Fluxo de Produtos

Realize as definições para a gestão do envio e recebimento de produtos através do Sistema ERP e assegure o melhor desempenho da sua rotina de operações.


 

Pedidos

Fluxo de Pedidos

  1. Importar forma de recebimento nos pedidos: com esse parâmetro habilitado a forma de recebimento também vai ser importada, ao importar os pedidos.
  2. Importar valor do frete nos pedidos: com esse parâmetro habilitado o valor do frete também vai ser importado, ao importar os pedidos.
  3. Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos: habilite essa opção para formatar o nome do cliente com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome ao importar o pedido
  4. Sincronização automática dos pedidos: habilite essa opção para que os pedidos na situação New, Approved, Finished ou Cancelled sejam automaticamente sincronizados.

     
  5. Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no ERP.
  6. Intermediador: indique se necessário o intermediador. Para mais informações sobre, acesse Cadastro de Intermediadores.
  7. Defina como processar valores diferentes entre nota fiscal e pagamento integrado entre: 
    • Utilizar valor de pagamento integrado enviado pelo canal de venda (Recomendado). Caso o ERP identifique divergência nos valores, o pagamento será considerado como não integrado.
    • Considerar pagamento como Não integrado.

Dados Fiscais

  1. Natureza de operação para venda: selecione a natureza de operação que será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no ERP e ao gerar nota fiscal através do pedido importado.
  2. Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS: com esse parâmetro habilitado, você poderá selecionar uma natureza de operação específica para destinatários contribuintes do ICMS, a qual será aplicada no momento em que o ERP identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte.


 

Mapeamentos

Situações de pedidos

Efetue o mapeamento das situações a serem consideradas para as sincronizações de situação dos pedidos de venda da integração.

  • Adicionar situações padrão: ao clicar neste botão, serão listadas automaticamente as situações padrões de pedidos de venda da plataforma. Efetue o mapeamento com as situações correspondentes no ERP. Na coluna Código da situação no E-commerce são identificadas as situações da plataforma, com seus códigos de identificação e ao lado direito na coluna Situação no Sistema ERP poderão ser indicadas as situações correspondentes no ERP. 
    Observação: para mapear uma situação personalizada, clique em + adicionar mapeamento de situação, no final da tabela.
  • Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações: se ativado este parâmetro, ao realizar uma sincronização de situações com a plataforma, o ERP irá permitir que o pedido aqui no sistema volte para uma situação anterior a situação atual.

Formas de recebimento

Este mapeamento é necessário para que o ERP identifique e preencha automaticamente a forma de pagamento utilizada em seus pedidos de venda importados por esta integração.

Formas de frete

Este mapeamento é necessário para que o Sistema ERP identifique e preencha automaticamente a forma de frete utilizada em seus pedidos de venda importados por esta integração.

Categorias

Relacione as categorias de produtos no ERP com as categorias do e-commerce, assim os produtos já serão enviados nas categorias mapeadas previamente. 

  • Categorias já cadastradas serão apresentadas em Categoria no Sistema ERP.
  • Clique no botão Mapear categoria no e-commerce 🔗, para adicionar o código da categoria no e-commerce.

Fulfillment

Configure as regas para utilização do Fulfillment.

  • Importar pedidos do Fulfillment: como esta opção habilitada os pedidos do Fulfillment serão importados e identificados com um marcador.  
  • Depósito do Fulfillment: selecione o depósito específico. 
  • Lançamento de estoque para saídas de pedidos Fulfillment: selecione, de acordo com a sua realidade, dentre as opções Usar configuração padrão da conta, Manual, Automático ao autorizar a nota fiscal, Automático ao salvar a nota fiscal, Automático ao salvar o pedido e Automático ao marcar pedido como enviado. 
 

Após finalizar a instalação e configuração, confira como usar o Hub da Olist no dia a dia.

Este artigo foi útil para você?